Seu risco de desenvolver artrose, assim como alguns outros tipos de artrite, pode ser afetado por:
- Idade: A artrose e muitos outros tipos de artrite são mais comuns em pessoas idosas.
- Gênero: As mulheres são propensas a desenvolver artrose e artrite, já os homens são mais propensos a desenvolver GOTA (uma forma de artrite caracterizada por dor intensa, vermelhidão e sensibilidade nas articulações).
- Peso: peso extra coloca mais pressão sobre suas articulações. Isso aumenta o risco de lesão articular e artrose. Estar acima do peso também aumenta o risco de outros tipos de artrite.
- Lesões: Acidentes e infecções podem danificar suas articulações, aumentando o risco de artrose. Também pode aumentar suas chances de desenvolver alguns outros tipos de artrite.
- Deformidades articulares: cartilagem malformada e articulações irregulares aumentam o risco de artrose.
- Ocupação: O trabalho que exige que você coloque muita pressão nas articulações pode aumentar o risco de artrose.
- Genes: é mais provável que você desenvolva artrose se tiver um histórico familiar da doença. Seus genes também afetam suas chances de desenvolver outros tipos de artrite.
Como são diagnosticadas a artrose e outros tipos de artrite?
Seu médico lhe fará perguntas sobre seus sintomas e histórico familiar. Isso ajudará a diagnosticar seu tipo de artrite.
Eles também irão realizar um exame físico. Eles também podem realizar um ou mais testes, como:
- Exames de sangue para verificar marcadores de inflamação e infecção.
- Aspiração conjunta para coletar e analisar uma amostra de fluido de uma articulação afetada.
- Artroscopia ou outros exames de imagem, tais como radiografias ou ressonâncias magnéticas, para examinar visualmente suas articulações afetadas.
A artroscopia envolve o médico inserindo uma pequena câmera perto de uma das articulações afetadas. Isso permitirá que eles tenham uma visão mais detalhada.
Como é tratado a artrose e outros tipos de artrite?
Seu médico recomendará um plano de tratamento para artrose ou outros tipos de artrite. Os tratamentos podem incluir:
- Medicação: Estes incluem acetaminofeno vendido sem receita médica (OTC), medicamentos anti-inflamatórios não esteroides (AINEs).
- Fisioterapia: Um terapeuta irá ensiná-lo a realizar exercícios para ajudá-lo a fortalecer e estabilizar suas articulações e recuperar ou manter sua amplitude de movimento.
- Terapia ocupacional: Um terapeuta irá ajudá-lo a desenvolver estratégias para ajustar seu ambiente de trabalho ou hábitos para ajudar a gerenciar sua condição.
- Órteses: incluem suspensórios, talas ou inserções de sapatos que ajudam a aliviar o estresse e a pressão nas articulações danificadas.
- Cirurgia da articulação: Uma substituição articular ou fusão articular limpará, substituirá ou fundirá as juntas danificadas.
Na maioria dos casos, o seu médico irá encorajá-lo a tentar tratamentos menos invasivos antes de recomendar a cirurgia. Conheça um tratamento natural que vem ajudando milhares de pessoas a viverem sem dor.