Como você já deve saber, a artrite e artrose são um grupo de inflamações degenerativas nos ossos, que são marcadas por inflamações nas articulações.

Essas condições trazem muita dor e muita rigidez nos ossos. O tipo mais comum desta inflamação, é a osteoartrite, a qual piora a intensidade da dor ao longo dos anos. Criando um desgaste enorme nas articulações. O sistema imunológico é o principal responsável pela causa da artrite reumatoide. Ele ataca a articulação, como se as mesmas fossem tecidos invasores no seu corpo. Até por isso, a artrite reumatoide é considerada uma doença auto-imune. Muitos médicos, por causa de sua vasta experiência na área, costumam receitar remédios anti inflamatórios e alguns analgésicos. Mas, por outro lado, muitos desses remédios possuem efeitos colaterais. Por isso, é muito importante que você procure conciliar os tratamentos médicos com tratamentos naturais.

Seu organismo agradece e sua mente também. Contudo, lembre-se sempre de consultar seu médico, antes de mergulhar de cabeça nos tratamentos naturais.

Trouxemos para você 3 maneiras de aliviar a dor da artrite e artrose, confira abaixo:

Os métodos naturais para você tratar a artrite

1. Utilização de colágeno tipo 2

O colágeno é uma proteína que faz parte da cartilagem, ossos e outros tecidos em animais e seres humanos. O colágeno tipo 2 é produzido por estruturas chamadas condrócitos, que são a matriz não-celular da cartilagem. Podemos imaginá-lo como um líquido que preenche o interior da cartilagem.

  • Compõe cerca de 50-60% de proteína na cartilagem;
  • Compõe aproximadamente 85-90% de colágeno na cartilagem articular;
  • Pode reduzir dores nos joelhos;
  • Pode reduzir dores nas costas, mandíbula e articulações.

2. Perca peso

Perder peso pode ser um de seus grandes aliados para o tratamento da artrite. Além de ter um grande impacto nas suas articulações, ele também pode ser o fator determinante para as suas constantes dores. 

Lembre-se: qualquer peso extra, influencia diretamente na sua articulação. Quando você tem artrite então, essa influência foge o inimaginável. Os joelhos, os pés e os quadris são os que mais sofrem com o excesso de peso. Procure fazer pausas constantes para descansar mesmo após uma curta caminhada. Além de reduzir o impacto nas articulações, a perda de peso aumentará sua amplitude nos movimentos e lhe trará mais mobilidade. Além de diminuir a dor, evitando possíveis danos as suas articulações no futuro.

3. Se exercite com frequência

Perder peso, como dizemos acima, é um grande aliado, mas o que você precisa fazer para perder peso? Exercícios, lógico. O movimento que você efetua nas suas articulações pode manter a regularidade da mesma e também aumentar a sua amplitude nos movimentos. Manter as suas articulações flexíveis é um dos maiores benefícios dos exercícios.

Dentre os exercícios mais indicados, estão:

  • Caminhadas com pesos
  • Várias caminhadas de curta duração
  • Natação
  • Hidroginástica

Aliás, procure sempre fazer exercícios de baixo impacto. Os exercícios na água, como os citados acima, são os mais indicados. Mas como muitas pessoas não possuem acesso a este exercício, uma simples caminhada pode ser uma grande aliada.

Baixe o nosso ebook e conheça os melhores tratamentos para reduzir os sintomas da artrite!